domingo, 29 de janeiro de 2012

Scream [Panico]

Scream (Pânico no Brasil e Gritos em Portugal) é um filme norte-americano do gênero suspense produzido no ano de 1996. Foi dirigido por Wes Craven e escrito por Kevin Williamson.
O filme revitalizou o gênero nos anos 1990 de forma semelhante à que Halloween de 1978 fez na segunda metade dos anos 1970, utilizando um conceito que combinava cenas assustadoras com diálogos que satirizavam os clichês dos filmes de terror. No filme estão vários ídolos adolescentes da época, incluindo: Neve CampbellRose McGowan e Courteney Cox Arquette (então no auge de sua fama no seriado Friends).
Scream tornou-se um grande sucesso comercial em sua estréia e foi um dos filmes mais lucrativos do ano de 1996, sendo aclamado por críticos de todo o mundo. Devido ao seu sucesso, resultaram três sequências: Scream 2Scream 3 e Scream 4, que inicialmente teve sua estreia agendada para 2010 nos cinemas de todo o mundo, porém, o estúdio resolveu adiar o inicio da produção do filme, fazendo com que a estreia acontecesse em 15 de abril de 2011.

Um serial killer, fanático por filmes de terror, vem assustando cada vez mais uma pequena e pacata cidade do interior da Califórnia em1996 ao assassinar brutalmente os jovens da cidade. Primeiro, ele telefona para alguém fazendo perguntas sobre filmes de terror. Se a vítima errar a resposta, ele depois invade a casa dela e mata-a a facadas.
O problema é que ninguém sabe quem pode ser o assassino, já que ele usa uma máscara de fantasma (Ghostface) e um facão para abrir suas vítimas de cima a baixo. Em uma das tentativas do assassino, este falha ao tentar matar a jovem Sidney Prescott, que sobrevive por muita sorte.
A partir daí, o assassino passa a ficar obcecado por Sidney e passa a tentar matá-la constantemente. A mãe de Sidney havia sido assassinada 1 ano antes, da mesma forma que os amigos de Sidney estão sendo assassinados agora. Talvez até haja uma ligação do assassino da mãe de Sidney com o atual assassino...


As seguintes críticas foram dadas ao filme na época de sua estréia:
  • "Uma hábil, divertida e inquietante homenagem aos slashers movies do passado" (Entertainment Weekly)
  • "Definitivamente uma mistura de ironia, auto-referências e comentários sociais irônicos com calafrios e sangue para todo lado" (The Washington Post)
  • "Scream" é uma raridade: um bom filme de terror que provoca tanto sustos como risos" (ReelViews)
  • "Caminha para um ágil final que deve deixar os fãs dos gênero muito satisfeitos" (New York Daily News)
  • "Comparado com os últimos filmes de terror este é ouro" (TV Guide)
  • "Pode não ser o mais assustador ou o mais asqueroso filme de terror que você já viu, mas tem uma característica distinta: ele realmente fala com a platéia. Até a conclusão, você não moverá da poltrona, e poderá usufruir do status de alguém que ganhou um Mestrado em "Slashologia" (The Globe and Mail)
  • "…o maior êxito de uma fita de terror desde os tempos de A Hora do Pesadelo". (Rubens Ewald Filho, considerado um dos maiores críticos de cinema do Brasil)
  • "Destaque para o excelente prólogo com Drew Barrymore (nota 10)" (Boca do Inferno)

[editar]Bilheteria

O filme teve sua estreia em 1,413 salas arrecadando $6,354,586 em seu primeiro fim de semana de exibição. No final de sua primeira exibição nos cinemas arrecadou quase $87 milhões, e foi re-lançado em 11 de Abril de 1997 arrecadando mais $16 milhões. Seu total final foi de $103,046,663 na América do Norte depois de ficar 19 semanas em cartaz. Seu total mundial foi de $173,046,663.
Scream foi o décimo terceiro filme mais visto dos EUA no ano de 1996 e se tornou o 6° filme de terror da história a ultrapassar a barreira dos 170 milhões de dólares em bilheteria. Antes dele, somente Tubarão 2Drácula de Bram StokerEntrevista com o VampiroO Exorcista e Tubarão conseguiram essa façanha. Depois dele os filmes de terror ganharam mais visibilidade, mas poucos ainda conseguem superar esses números. Também foi o filme de terror mais visto em 1996/1997 no mundo todo.
O filme é até hoje a produção do gênero "slasher movie" com a maior bilheteria já registrada. Curiosamente suas seqüencias ocupam a 2ª e 3ª posição, respectivamente, seguido por I Know What You Did Last Summer e Freddy vs. Jason. "Scream" é até hoje o 3° filme que rendeu mais dinheiro para os estúdios da Dimension Films.


Prêmios

O filme concorreu no total a 11 prêmios em 5 festivais/premiações. Os prêmios de maiores destaque foram o MTV Movie Awards (melhor filme) e o Saturn Awards (melhor filme, melhor atriz e melhor roteirista). Podemos destacar também o Gérardmer Film Festival, premiação francesa onde "Scream" teve a honra de receber o Grand Prize, prêmio mais importante do festival.

Classificação
  • "Scream" recebeu classificação R nos Estados Unidos, ou seja, menores de idade somente acompanhados. De acordo com a MPAA os critérios para a classificação foram: forte violência gráfica de horror e gore, e linguagem vulgar.
  • O filme foi banido na Coréia do Sul. Apenas em 1999 "Scream" foi reeditado para obter uma classificação de 18 anos.
  • O Brasil foi o país onde o filme recebeu a classificação mais baixa nos cinemas: 14 anos.


Terror Teen: Cultura Pop

Na metade da década de 1990, Scream foi responsável pelo movimento conhecido como terror teen. Visto seu grande sucesso, os estúdios passaram a investir em filmes com a mesma temática, dentre eles "Eu Sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado", "Lenda Urbana" e "Anatomia".
Se quando estreou, "Scream" foi colocado no mesmo patamar dos grandes "slashers" do passado, hoje ele é visto como um cult movie, um clássico, uma exceção. Um filme que representou toda uma geração na década de 1990 e que ainda hoje serve de inspiração para várias outras produções. Felizmente são poucos aqueles que torcem o nariz para o filme, que acabam julgando a obra pelos caça-níqueis gerados por ele ou simplesmente pelo fato de ter feito um estrondoso sucesso, mas a verdade é que "Scream" será lembrado para sempre e terá seu lugar reservado na lista dos melhores filmes de terror de todos os tempos.


O filme na mídia

  • No final de 2008 "Scream" foi um dos poucos filmes de terror que apareceram na lista dos "500 Melhores Filmes de Todos Os Tempos" da conceituada revista britânica Empire. A votação foi feita por jornalistas importantes, cineastas de peso como Quentin Tarantino, Guillermo Del Toro e Pedro Almodovar, além dos próprios leitores.
  • No livro "1001 Filmes Para Ver Antes de Morrer" lançado em 2008, "Scream" é um dos poucos filmes de terror a aparecer na lista. A escolha das obras foi feita apenas por críticos de cinema.
  • Na lista atualizada em 2007, "Scream" aparece entre os 100 melhores filmes de terror do site Best-Horror-Movies.
  • Em 2005, um dos maiores sites especializados em cinema do mundo, o famoso IGN, fez uma lista dos 25 melhores filmes de terror da história, e "Scream" estava entre eles.
  • De acordo com o IMDB, "Scream" é o 18° melhor slasher movie da história e o 11° melhor filme direcionado aos adolescentes (único filme de terror presente no TOP 20).
  • Em 2005, "Scream" foi um dos 50 filmes indicados para se assistir no Halloween, pelo site CineClick.
  • Em Agosto de 2011, o DVD de "Scream" foi lançado pela primeira vez no Brasil com legendas, dublado e extras legendados. Seu lançamento ocorreu junto com o lançemento do DVD e do Blu Ray de Scre4m


Ver também

Scream 2 - Seqüencia do filme (1997)




Wes Creaven grande diretor

Panico vendeu muitos dvd's e deu bem em uma boa bilheteria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário